segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Adolescência; Ser Mãe Ou Ser Filha?

Adolescência; Ser Mãe Ou Ser Filha?

Adolescência; Ser Mãe Ou Ser Filha?




Diretório de Artigos Gratuitos













Porque publicar artigos?
Autores Populares
Artigos Populares



Publicar Artigos



0 && $.browser.msie ) {
var ie_version = parseInt($.browser.version);
if(ie_version Olá Visitante
Login



Login via






Cadastro
Olá
área do Autor
Saír



Email
Senha

Salvar os dados
Esqueceu a senha?








Home > Casa & Família > Adolescentes > Adolescência; Ser Mãe Ou Ser Filha?


Adolescência; Ser Mãe Ou Ser Filha?



Editar Artigo |


Publicado em: 02/07/2009 |Comentário: 0
| Acessos: 944
|


Share





]]>





Re-publique este artigo


Copiar



Adolescência; Ser Mãe Ou Ser Filha?
Por: Hélio Ribeiro

Perfil do Autor
Professor e servidor da justiça (Artigonal SC #1009081)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/adolescentes-artigos/adolescencia-ser-mae-ou-ser-filha-1009081.html







Adolescência: Ser mãe ou ser filha?
 
 
A gravidez precoce está se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo.
Pode-se dizer que estamos enfrentando atualmente uma epidemia de gravidez em adolescentes. Para se ter uma idéia, em 1990, cerca de 10% das gestações ocorria nessa faixa etária. Em 2000, portanto apenas dez anos depois, esse índice aumentou para 18%, ou seja, praticamente dobrou o número de mulheres que engravidam entre os 12 e os 19 anos.
Gravidez na adolescência não é novidade na história de vida das mulheres. Provavelmente muitas de nossas antepassadas casaram cedo, engravidaram logo e, durante a gestação e o parto não receberam sequer assistência médica regular. Erros e acertos dessa época se perderam no tempo e na memória de descendentes. A sociedade se modernizou e as mulheres vislumbram diferentes perspectivas de vida, no entanto, isso não impediu que apesar da divulgação de métodos contraceptivos, a cada ano mais jovens engravidem numa idade em que outras ainda dormem abraçadas com o ursinho de pelúcia.
A questão envolve muito mais do que problemas físicos, pois há também problemas emocionais, sociais entre outros. Uma jovem de 14 anos, por exemplo, não está preparada pra cuidar de um bebê, muito menos de uma família. Com isso entramos em outra polêmica; o de mães solteiras, por serem muito jovens, os rapazes e as moças não assumem um compromisso sério e na maioria dos casos quando surge a gravidez um dos dois abandona a relação sem se importar com as conseqüências. Por isso o número de mães jovens e solteiras vem crescendo consideravelmente. È muito importante que haja diálogo entre os pais, os professores e os próprios adolescentes, como forma de esclarecimento e informação.
Com o programa ?Na Real, gravidez na adolescência não é legal?, alunos e alunas das Escolas Estaduais do Estado do Espírito Santo, aprendem a valorizar as informações recebidas. O programa, implantado em 2007 pela Secretaria de Estado da Educação (SEDU), está contribuindo para a diminuição dos índices de gravidez nessas localidades segundo informou a responsável pelo mesmo.
O programa é desenvolvido nas escolas públicas da Grande Vitória e nos municípios do interior do Espírito Santo.
No entanto não é apenas a falta de informação que leva à gravidez na adolescência. Talvez o pensamento mágico dos adolescentes que influencia a maneira de buscar a si mesmos, o imediatismo e a onipotência que lhe são característicos sejam fatores que possam justificar sua maior incidência. Não há menina que não saiba que pode engravidar, mas todas imaginam que isso jamais irá acontecer com elas.
Devemos também pontuar e chamar a atenção para a desestruturação familiar que atinge grande parte dos jovens. A família perdeu sua autoridade e referência deixando muitas vezes a sua responsabilidade para outras instituições causando um desequilíbrio no adolescente que ainda está em formação. E as conseqüências deixam marcas. Toda a família sofre com uma gravidez indesejada e, se não houver um equilíbrio o problema pode transformar-se em outro: O aborto, que poderá causar danos ainda maiores.
 
 

Retrieved from "http://www.artigonal.com/adolescentes-artigos/adolescencia-ser-mae-ou-ser-filha-1009081.html"

(Artigonal SC #1009081)






Hélio Ribeiro -
Perfil do Autor:
Professor e servidor da justiça




]]>


Avalie este artigo


1
2
3
4
5

Voto(s)
4 Voto(s)


Feedback
RSS
Imprimir
Email
Re-Publicar








Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/adolescentes-artigos/adolescencia-ser-mae-ou-ser-filha-1009081.html

Palavras-chave do artigo:
gravidez, adolescente, desestruturacao familiar


Artigos relacionados

Últimos artigos de Adolescentes
Mais artigos por Hélio Ribeiro







" A TELEVISÃO E A FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE "




A Televisão tem sido um dos inventos que mais tem provocado elogios; ao mesmo tempo em que desperta um grande número de críticas. São muitos os seus defensores; mas, cresce o número dos que a condenam por condicionar a mente dos seus telespectadores, notadamente dos mais novos.
Este trabalho foi desenvolvido por CARLEIAL, em agosto de 1990 e divulgado em Jornais,Livros,Anais e Publicações diversas e citado no Exterior. A sua reedição é importante para compararmos com o nosso comportamento atual

Por:
CARLEIAL Bernardino Mendonçal

Psicologia&Auto-Ajuda>
Psicoterapial
15/08/2010
lAcessos: 242






O Exercício Da Sexualidade Na Adolescência




Na sociedade, o exercício da sexualidade trazer prazer ou dor, felicidade ou sofrimento. Pode ser considerado um ato biológico (sexo) que envolve a atividade do sistema nervoso autônomo e a do músculo estriado, que culmina no orgasmo. É uma força biológica necessária para a procriação da espécie humana, mas é, também, muito mais. É a expressão de duas personalidades, unidas no sentimento simbólico e físico de ternura, de respeito e de mútua preocupação.

Por:
Ednaldo Cavalcante de Araújol

Educação>
Ensino Superiorl
25/10/2008
lAcessos: 5,060
lComentário: 4






Emprego, educação e família no Brasil: Os efeitos da globalização na economia brasileira

O trabalho procura destacar a atualidade do questionamento do padrão sistêmico de integração econômica difundido no pós-Segunda Guerra ? a globalização. Discute-se os problemas do baixo dinamismo econômico no País na década de 1980 e 1990 e suas repercussões sobre os níveis de emprego. trata-se, também, do problema da educação como fator-chave na explicação da exclusão social no País. Na última parte analisa a questão demográfica e a sua inter-relação com a família.

Por:
Valdec Romero Castelo Brancol
Educaçãol
20/07/2010
lAcessos: 543









Quem não educa os seus filhos corre o mesmo risco de quem cria cobras venenosas

A educação dos filhos deve ficar ao cargo dos pias que são responsáveis uma vez que se não forem educados então só podemos esperar para ter uma sociedade anárquica. Se olharmos para a sociedade vemos que estamos já neste caminho para a desordem total.

Por:
micael cruzl

Casa & Família>
Adolescentesl
07/10/2010
lAcessos: 22






MÃES MENININHAS

Com pais e mães ainda não preparados para criarem um filho e com avós que precisam se ausentar o dia inteiro para obterem o sustento da família, eu fico me perguntando como é que essas crianças crescem. Quais os valores que acabam dirigindo suas vidas? Quais serão suas referências diante do fato notório de que a família que deveria ser para elas um ambiente de proteção integral, não vem mais cumprindo sua principal função que é justamente a de lhes dar o aporte afetivo necessário para o seu dese

Por:
Jorge André Irion Jobiml

Casa & Família>
Adolescentesl
30/09/2010
lAcessos: 29







Dessectarizar o Sexo

O Ser Humano foi gerado no sentido vertical, mas quer continuar de quatro? Claro que não!

Por:
IRENE BALTARl

Casa & Família>
Adolescentesl
27/09/2010






Um Banho de agua Quente

Quando você demonstra amor em seu lar, amor por seus filhos, dá um verdadeiro banho de água quente em seu sentimento!

Por:
Susana Canuto Brandtl

Casa & Família>
Adolescentesl
04/09/2010
lAcessos: 43







Cada vez mais dono do seu próprio nariz

Muitos pais acreditam ou tentam acreditar que seus filhos nunca vão crescer e serem capazes de cuidar de suas próprias vidas. Pensando que eles criam os filhos para eles, mais pelo contrário, os filhos são criados para o mundo.

Por:
Fábio Rochal

Casa & Família>
Adolescentesl
04/08/2010
lAcessos: 29






A Síndrome do Ninho Vaio

Um dia as mães [ e porque não dizer os pais também] tomam um choque: percebem que seus filhos estão cada vez mais se tornando donos de seu nariz. Para alguns casais, isso é um choque, para outros nem tanto, enfim, cada um percebe a situação de acordo com os valores que trouxeram consigo ao longo da vida

Por:
'Ma?is salmal

Casa & Família>
Adolescentesl
10/07/2010
lAcessos: 34






PAÍS IDEAL PAÍS REAL ? 14/06/2010

O país que conhecemos muda muito, algumas destas mudanças sao tao radicais que deixam saudades, e uma delas? a meninada na rua brincando....

Por:
Silvia Leticia Carrijol

Casa & Família>
Adolescentesl
24/06/2010
lAcessos: 75







Produto anti-pedofilia e pornografia para controle dos Pais!

Controle da Família declara GUERRA CONTRA A PEDOFILIA! Controle dos pais! por Vagner Costa Devido ao crescente e alarmante número de casos de pedofilia, noticiados na televisão brasileira nos últimos meses, decidimos lançar uma campanha definitiva de combate à pedofilia na Internet. Não se trata de mais uma campanha de conscientização, mas sim de uma ação eficaz, com resultados imediatos. O Controle da Família, novo produto da Wave Corporate, é um software que permite aos pais saberem TUDO o qu

Por:
vagner costal

Casa & Família>
Adolescentesl
31/05/2010
lAcessos: 171










Pedofilia: Dor Sem Fim




Atualmente inúmeras crianças têm sido vítimas de abusos sexuais dentro de suas casas que lhe causam traumas para toda a vida. É preciso um esforço da sociedade organizada para o combate a essas práticas.

Por:
Hélio Ribeirol
Casa & Famílial
18/07/2009
lAcessos: 2,083
lComentário: 2







Adolescência; Ser Mãe Ou Ser Filha?




O índice de gravidez precoce tem sido frequente nos últimos anos. A questão envolve diversos fatores entre eles; desestruturação familiar e falta de informação.

Por:
Hélio Ribeirol

Casa & Família>
Adolescentesl
02/07/2009
lAcessos: 944







Estatuto Da Criança E Do Adolescente - Desafios E Possibilidades




A lei 8.069/1990(ECA), assegura os direitos e deveres de crianças e jovens em formação defendendo a proteção integral desses sujeitos.Neste ano em que completa a sua maioridade cabe a todos, poder público e sociedade,à responsabilidade em colocá-la em prática colaborando para a construção de uma sociedade justa e igualitária.

Por:
Hélio Ribeirol

Notícias & Sociedade>
Desigualdades Sociaisl
15/08/2008
lAcessos: 4,922
lComentário: 1






Adicionar novo comentário





Seu nome: *

Seu Email:





Comentário: *






 

Verification code:*



* Campos obrigatoriós








Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro





Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro



Menu do autor

área do Autor
Publicar Artigos
Ver/Editar Artigos
Editar Conta
Perfil do autor
Estatísticas
RSS Builder Pessoal

área do Autor
Editar Conta
Atualizar Perfil
View/Edit Q&A
Publicar Artigos
Perfil do Autor





Hélio Ribeiro tem 3 artigos online


Enviar mensagem ao autor


Canal RSS


Imprimir artigo


Enviar a um amigo


Re-publicar este artigo


Categorias de Artigos
Todas as Categorias


Arte& Entretenimento
Automóveis
Beleza
Carreira
Casa & Família
Casa & Jardim
Ciências
Culinária
Direito
Educação
Esportes
Finanças
Internet
Literatura
Marketing
Negócios & Admin.
Notícias & Sociedade
Press Release
Psicologia&Auto-Ajuda
Publicidade
Relacionamentos
Religião & Esoterismo
Saúde
Tecnologia
Turismo e Viagem


Casa & Família




Adolescentes
Animais de Estimação
Bebês
Casamento
Divórcio
Gravidez
Mulher





]]>





Necessita de ajuda?
Fale Conosco
FAQ
Publicar Artigos
Guia Editorial
Blog


Links do Site
Artigos Recentes
Autores Populares
Artigos Populares
Encontrar Artigos
Sitemap


Webmasters
RSS Builder
RSS
Link a nós


Informação Empresarial
Anunciar






O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2010 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário