segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Responsabilidade Social Empresarial Ou Sustentabilidade Corporativa?

Responsabilidade Social Empresarial Ou Sustentabilidade Corporativa?

Responsabilidade Social Empresarial Ou Sustentabilidade Corporativa?




Diretório de Artigos Gratuitos













Porque publicar artigos?
Autores Populares
Artigos Populares



Publicar Artigos



0 && $.browser.msie ) {
var ie_version = parseInt($.browser.version);
if(ie_version Olá Visitante
Login



Login via






Cadastro
Olá
área do Autor
Saír



Email
Senha

Salvar os dados
Esqueceu a senha?








Home > Negócios & Admin. > Responsabilidade Social Empresarial Ou Sustentabilidade Corporativa?


Responsabilidade Social Empresarial Ou Sustentabilidade Corporativa?



Editar Artigo |


Publicado em: 02/07/2009 |Comentário: 0
| Acessos: 1,316
|


Share





]]>






Re-publique este artigo


Copiar



Responsabilidade Social Empresarial Ou Sustentabilidade Corporativa?
Por: Julianna Antunes

Perfil do Autor
Jornalista (com diploma), atleta de alto rendimento físico e baixo rendimento financeiro (ou seja, só gasto!), pós-graduada em responsabilidade social empresarial e terceiro setor, tenho trabalho desenvolvido em sustentabilidade corporativa e green business.


Contato: sustentabilidade@ sustentabilidadecorporativa.com
Blog: www.sustentabilidadecorporativa.com
Twitter: @sustentabilizar (Artigonal SC #1009412)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/negocios-admin-artigos/responsabilidade-social-empresarial-ou-sustentabilidade-corporativa-1009412.html







Em moda no mundo empresarial, os termos sustentabilidade e desenvolvimento sustentável muitas vezes causam confusão. Afinal, existe diferença entre sustentabilidade corporativa e responsabilidade social? Desenvolvimento sustentável diz respeito apenas ao meio ambiente ou engloba o badalado triple bottom line?

Mais do que a preocupação com os termos ou jargões utilizados, o que interessa para profissionais da área é a forma como as empresas encaram a importância do equilíbrio entre lucro, meio ambiente e sociedade. Se pararmos para pensar, o que começou como mera filantropia, aos poucos foi ganhando volume e importância, chegando, com a hoje chamada sustentabilidade corporativa, a níveis estratégicos dentro das corporações.

Nas décadas de 70 e 80, por exemplo, a preocupação da sociedade era com o derramamento de óleo, a indústria baleeira e a guerra contra o tabagismo. A década de 90 concentrou a preocupação com a indústria da pesca, a silvicultura, a indústria química e a igualdade no terceiro mundo. Já o século XXI carrega o peso da responsabilidade das emissões de carbono, do aquecimento global, da escassez de recursos naturais e da desigualdade social em todo o mundo.

E não foi apenas a preocupação da sociedade que foi mudando ou se tornando mais complexa ao longo dos anos. A pressão exercida pelos mais diversos stakeholders acabou por criar novos desafios para as empresas, fazendo com que estas se direcionassem a uma melhor forma de gestão do risco, das pessoas e do próprio negócio.

É justamente a melhor gestão do negócio a principal característica da sustentabilidade corporativa nos dias de hoje. Enquanto que anos atrás a área era gerida de forma isolada, vista como custo e tinha os desafios focados em engajamento interno, reputação e relações públicas, hoje a área é estratégica, integrada aos processos e vista como oportunidade.

Mesmo que ainda haja empresas mais preocupadas com o retorno de marketing proporcionado pela sustentabilidade, há diversas outras que não apenas adotam o conceito, como cobram de sua cadeia produtiva a mesma postura. Um exemplo bem recente é a exigência feita pela gigante de artigos esportivos Adidas à Bertin, uma das maiores empresas brasileiras de agronegócio, de que o couro fornecido não provenha da criação de gado em áreas de desmatamento. A atitude foi uma resposta ao relatório divulgado pelo Greenpeace, que aponta a indústria pecuária na Amazônia brasileira como a maior fonte de desmatamento no mundo.

A questão é que não importa se chamam de responsabilidade social ou sustentabilidade corporativa, se existe uma área específica dentro da empresa ou o profissional está alocado em RH, comunicação, ou mesmo marketing. O que importa é que para estar alinhado às mais modernas práticas de gestão, o conceito deve estar presente no planejamento estratégico e os profissionais orientados para resultados, atentos às oportunidades de negócio e lucro (sustentável, é claro).

E também não podemos nos esquecer da mudança cultural que a sustentabilidade proporciona a uma empresa. Ela só funciona efetivamente se estiver presente na filosofia da organização, nos valores dos funcionários e em toda cadeia produtiva, de ponta a ponta, até o consumidor final. Sem contar que não deve ser encarada de forma reativa, mas sim como transformadora, permitindo que as empresas melhorem seus processos, gerando economia, eficiência, valor de marca e reputação.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/negocios-admin-artigos/responsabilidade-social-empresarial-ou-sustentabilidade-corporativa-1009412.html"

(Artigonal SC #1009412)






Julianna Antunes -
Perfil do Autor:
Jornalista (com diploma), atleta de alto rendimento físico e baixo rendimento financeiro (ou seja, só gasto!), pós-graduada em responsabilidade social empresarial e terceiro setor, tenho trabalho desenvolvido em sustentabilidade corporativa e green business.


Contato: sustentabilidade@ sustentabilidadecorporativa.com
Blog: www.sustentabilidadecorporativa.com
Twitter: @sustentabilizar




]]>


Avalie este artigo


1
2
3
4
5

Voto(s)
2 Voto(s)


Feedback
RSS
Imprimir
Email
Re-Publicar








Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/negocios-admin-artigos/responsabilidade-social-empresarial-ou-sustentabilidade-corporativa-1009412.html

Palavras-chave do artigo:
aquecimento global, desenvolvimento sustentavel, filantropia, greenpeace, responsabilidade social, triple bottom line


Últimos artigos de Negócios & Admin.
Mais artigos por Julianna Antunes









Como não ganhar dinheiro na internet

Aprenda tudo o que você precisa fazer para não ganhar dinheiro na internet!

Por:
Lázaro Silval
Negócios & Admin.l
02/11/2010






"Eu não preciso me esforçar para ser o melhor, eu preciso de um ?relações públicas' para me fazer parecer ser o melhor"

Muitas vezes o vencedor de uma guerra não é o mais competente. O projeto pode ser incrível, a equipe maravilhosa, a técnica perfeita... Mas o uso de uma boa estratégia de divulgação junto ao público consumidor acaba fazendo o concorrendo remediado parecer ser o melhor.

Por:
Miriam Nunes - Jornalistal
Negócios & Admin.l
29/10/2010
lAcessos: 23







LatinTec prevê crescimento em 2011

LatinTec empresa gaúcha do ramo de telecomunicações que no ano passado ficou entre uma das 200 PME's que mais cresceram, prevê crescer ainda mais em 2011.

Por:
Vítor Margatol
Negócios & Admin.l
29/10/2010






Sobre Domenico de Masi e o Ócio Criativo

Esta resenha trata-se de uma abordagem pessoal sobre Domenico de Masi, sociólogo italiano, e de sua publicação "O Ócio Criativo". Faço uma análise da aplicabilidade dos conceitos da obra sob o ponto de vista das empresas, dos funcionários e exponho uma primeira visão de como o conceito de ócio criativo poderia ser implementado numa organização, e se funcionaria efetivamente nos dias de hoje.

Por:
Mariel Francisco Moural
Negócios & Admin.l
25/10/2010
lAcessos: 49






Implantando Sistemas ERP com a Técnica do P.O.V.D.M. ? parte II

Se você pensa que tudo dará certo no seu planejamento, há alguma errada com seu modo de pensar.

Por:
mauricio de oliveiral
Negócios & Admin.l
25/10/2010
lAcessos: 25






Atitude = Sucesso

Muitos querem, mas quantos fazem o que tem de ser feito?

Por:
Fernando Viell
Negócios & Admin.l
22/10/2010
lAcessos: 23







Motivação no Trabalho

Este artigo pretende reflectir sobre o desafio de saber lidar com o capital intelectual, motivando-o, e fazendo com que ele se sinta satisfeito e feliz no local de trabalho e no desempenho da sua actividade laboral. O objectivo é alcançar maior qualidade e produtividade, elevando a performance da organização. Através de uma pesquisa bibliográfica, foram recolhidas contribuições de diversos autores, sobre os conceitos e factores inerentes à motivação, bem como das principais teorias.

Por:
Paula Costal
Negócios & Admin.l
21/10/2010
lAcessos: 54







Gestão do Stress Ocupacional

Este artigo tem como objectivo primário aferir a incidência do Stress Ocupacional nas organizações e avaliar as situações e os factores que contribuem para o seu desenvolvimento. Inicialmente será exposto o Conceito de Stress e analisados os modelos teóricos relacionados com esta temática, bem como os seus antecedentes e causas. Expõem-se em ainda as consequências do Stress sobre os indivíduos e as organizações. Por último, serão também apresentados programas de gestão do Stress Ocupacional.

Por:
Paula Costal
Negócios & Admin.l
14/10/2010
lAcessos: 135









BS 8901 ? a norma inglesa para sustentabilidade nos eventos

A norma inglesa que trata da sustentabilidade nos eventos

Por:
Julianna Antunesl
Negócios & Admin.l
14/07/2010
lAcessos: 22






Um papo sério sobre comunicação sustentável

O limiar entre comunicação de produtos sustentáveis e greenwashing. O olhar crítico necessário para identificar as empersas que praticam isso.

Por:
Julianna Antunesl
Marketingl
13/07/2010
lAcessos: 52






Entendendo o comércio justo

A importância do comércio justo para as empresas e a sociedade. Como funciona esse mecanismo no mundo.

Por:
Julianna Antunesl
Notícias & Sociedadel
12/07/2010
lAcessos: 38






O real legado de 2010 para a África e as lições para a Copa de 2014

O que de fato o continente africano vai ganhar com a Copa de 2010 e o que esperar para a Copa de 2014 no Brasil.

Por:
Julianna Antunesl
Negócios & Admin.l
07/07/2010
lAcessos: 70






Sustentabilidade também se aprende nos bancos escolares

A importância de se começar a ensinar assuntos relacionados à sustentabilidade nos bancos escolares

Por:
Julianna Antunesl

Negócios & Admin.>
Gestãol
01/07/2010
lAcessos: 21






Refletindo sobre o marketing sustentável

O que vem a ser, efetivamente, marketing sustentável e o que as empresas entendem por isso?

Por:
Julianna Antunesl
Negócios & Admin.l
30/06/2010
lAcessos: 19






Falando de sustentabilidade para leigos

A falta de conhecimento na área, mesmo em empresas que dizem praticar a sustentabilidade, provocando erros de entendimento.

Por:
Julianna Antunesl
Negócios & Admin.l
29/06/2010
lAcessos: 43






Falando de sustentabilidade no varejo

Qual a importância e a responsabilidade do varejo na disseminação para o grande público dos conceitos de sustentabilidade

Por:
Julianna Antunesl

Negócios & Admin.>
Gestãol
23/06/2010
lAcessos: 63






Adicionar novo comentário





Seu nome: *

Seu Email:





Comentário: *






 

O código de verificação:*



* Campos obrigatoriós








Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro





Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro



Menu do autor

área do Autor
Publicar Artigos
Ver/Editar Artigos
Editar Conta
Perfil do autor
Estatísticas
RSS Builder Pessoal

área do Autor
Editar Conta
Atualizar Perfil
View/Edit Q&A
Publicar Artigos
Perfil do Autor





Julianna Antunes tem 33 artigos online


Enviar mensagem ao autor


Canal RSS


Imprimir artigo


Enviar a um amigo


Re-publicar este artigo


Categorias de Artigos
Todas as Categorias


Arte& Entretenimento
Automóveis
Beleza
Carreira
Casa & Família
Casa & Jardim
Ciências
Culinária
Direito
Educação
Esportes
Finanças
Internet
Literatura
Marketing
Negócios & Admin.
Notícias & Sociedade
Press Release
Psicologia&Auto-Ajuda
Publicidade
Relacionamentos
Religião & Esoterismo
Saúde
Tecnologia
Turismo e Viagem


Negócios & Admin.




Administração
Atendimento ao Cliente
Ger. de Projetos
Gerência
Gestão
Negócio de Casa
Negócios Online
Pequenas Empresas
Vendas





]]>





Necessita de ajuda?
Fale Conosco
FAQ
Publicar Artigos
Guia Editorial
Blog


Links do Site
Artigos Recentes
Autores Populares
Artigos Populares
Encontrar Artigos
Sitemap


Webmasters
RSS Builder
RSS
Link a nós


Informação Empresarial
Anunciar






O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2010 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário