segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Providências Urgentes

Providências Urgentes

Providências Urgentes




Diretório de Artigos Gratuitos













Porque publicar artigos?
Autores Populares
Artigos Populares



Publicar Artigos



0 && $.browser.msie ) {
var ie_version = parseInt($.browser.version);
if(ie_version Olá Visitante
Login



Login via






Cadastro
Olá
área do Autor
Saír



Email
Senha

Salvar os dados
Esqueceu a senha?








Home > Notícias & Sociedade > Meio Ambiente > Providências Urgentes


Providências Urgentes



Editar Artigo |


Publicado em: 21/09/2009 |Comentário: 0
| Acessos: 317
|


Share





]]>





Re-publique este artigo


Copiar



Providências Urgentes
Por: Vinicius Carvalho da Silva

Perfil do Autor
Vinicius Carvalho da Silva é bacharelando concluinte em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Monitor em Filosofia da Ciência da Dra. Elena Morais Garcia e bolsista CNPq de Iniciação Científica, do Dr. Ricardo Barbosa, IFCH-UERJ. Fez curso de Cosmologia no Observatório Nacional, é aluno participante do International Master Classes High School curso de Física de Partículas do CERN - Centro Europeu de Pesquisa Nuclear e do DFNAE Departamento de Física Nuclear e Altas Energias da UERJ. Sua principal linha de pesquisa é Filosofia da Ciência Contemporânea, com foco nos problemas filosóficos da Mecânica Quântica. (Artigonal SC #1254196)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/providencias-urgentes-1254196.html







http://onovoprocesso.blogspot.com/ http://asgrandesquestoes.blogspot.com/   Providências urgentes.  Por Monique Carvalho Dias de Sa Minuzzi e Vinicius Carvalho da Silva     Em dezembro de 2009, a comunidade política e científica Internacional se encontrará em Copenhagen no CoP-15, para discutir as providências que devem ser tomadas para que solucionemos os problemas causados pelas mudanças climáticas conseqüentes da crescente degradação da biosfera.     O Brasil precisa assumir a responsabilidade por um novo processo civilizatório sustentável em todos os níveis. A Amazônia  e outros biomas, como a mata atlântica e o cerrado, vem sendo destruídos para satisfazer interesses mercantilistas auto-destrutivos. O PNMC revela-se insuficiente, diante do quadro atual. Mesmo o tratado de Kioto está muito atrás do que realmente deveríamos fazer, e ainda assim o tratado não é  respeitado, o que revela uma tendência bio-suicida da civilização contemporânea. A grande verdade inconv!
eniente é que 17 % da floresta foram destruídos. Ao mesmo tempo em que se verifica o aumento de investimentos em pecuárias e agriculturas tóxicas e destrutivas. Nosso Senado, Câmara de Deputados, nossa classe intelectual, a Universidade brasileira, a Sociedade como um todo, todos precisamos deixar claro que queremos crescer sim, mas que entendemos por crescimento algo muito além do que uma taxa percentual elevada do PIB; que não nos interessa crescer como a China, que em nome de um mercantilismo desenfreado, degrada seu Meio Ambiente, plantando, portanto, as sementes de crises ecológicas, morais e sociais. Também não queremos ser um novo Estados Unidos da América, pois não nos interessa o seu modelo insustentável de sociedade de consumo e show-bussines. Queremos descobrir nossa brasilidade, exercer um novo ?estar no mundo?, sermos lideres sim, mas não nos moldes arcaicos das velhas lideranças. Queremos muito mais do que crescer, queremos amadurecer como Civilização, queremo!
s evoluir como Humanidade. O Brasil vem contribuindo horrivelm!
ente para o aquecimento global por conta das queimadas assassinas, do geocídio horripilante. Se somos pensadores do Brasil e do Mundo, e não apenas membros de uma espécie auto-destrutiva, então saberemos pensar essa delicada rede de conhecimentos, afim de salvaguardarmos nosso patrimônio comum: nossa cultura, nosso lar, a Natureza que nos abriga em seus seios. À medida que a temperatura do planeta se elevar exponencialmente, que a água se fizer cada vez mais contaminada e escassa, que a floresta se transmutar em pasto, que o cerrado se fizer deserto, nos veremos numa sociedade cada vez mais tensa, instável, faminta, violenta e fragmentada. Não há crise ecológica, ambiental, somente. Nossa crise é, antes de tudo, civilizacional. Nossa Moral que morre lentamente, o nosso modo de ser no mundo, de ver o mundo, de nos constituirmos enquanto Humanidade, que se revela insustentável. Em Copenhagen, chega de maquiagens, de remendos, é chegada a hora de tomarmos medidas serias e obje!
tivas com intuito de reinventarmos o processo civilizatório, o modelo industrial e econômico. Não e' verdadeiro pensar que o único desenvolvimento econômico possível é  aquele que destrói o meio ambiente, promovendo a riqueza de poucos grupos multinacionais, enquanto bilhões de pessoas permanecem em dificuldade; enquanto, como o aponta nosso Pensador Milton Santos, 14 milhões de pessoas no mundo morrem de fome, antes de completar cinco anos de idade, todos os dias. Não é mais possível pensar que o problema econômico e o problema ambiental são coisas distintas. Um é  reflexo do outro, e para que um mude, o outro deve mudar. Pensemos em transações econômicas, através das quais, fatores como a balança comercial, ligados ao eixo exportação-importação, são responsáveis pelo crescimento da taxa percentual do Produto Interno Bruto Nacional. Em nome da elevação deste índice, exportamos camarões para EUA, Europa e Ásia. Entretanto este mesmo aumento verificado do PIB promove a destr!
uição de biosferas, para a construção de fazendas de camarão, como se v!
erifica na Bahia, e em outras regiões do Brasil. Enquanto fornecemos a matéria prima para saborosas e sofisticadas sessões gastronômicas, realizadas nas ricas searas estrangeiras, e engordamos os bolsos de empresários irresponsáveis, tudo em troca da geração momentânea de subempregos e de boas performances "pibianas", geremos um quadro no qual, a população local destas regiões exploradas, passam a viver aos poucos, em localidades desmatadas, e, portanto, a longo prazo, insalubres, com modificações climáticas e queda na obtenção de fontes de água potável. Apos a destruição da biosfera local, essas empresas vão embora com os cofres cheios, os empregos desaparecem, e portanto, os benefícios que tais empresas geravam, também acabam, e tendo seu meio ambiente degradado, tal sociedade se torna mais pobre do que era. Este é, entre tantos, apenas um exemplo que deve ilustrar nossa reflexão e motivar nossa ação. Um pensamento econômico, verdadeiramente justo, eficiente, abrangente e!
profundo, saberia vivificar uma região, ao invés de degradá-la, saberia educar, e agregar valor ao povo, ao invés de explorá-lo. Precisamos reinventar o Brasil e o Mundo, Agora!   Cobramos, portanto:     Que o Governo e a Sociedade brasileira assumam o REAL compromisso de combater o desmatamento da Amazônia, em caráter de URGENCIA, diminuindo progressivamente o desmatamento até que cesse completamente nos próximos 3 anos e adotando um enérgico plano de reflorestamento de 100% da área desmatada, pelos próximos 20 anos.   Um REAL E EMERGENCIAL combate ao desmatamento do Cerrado, e programas enérgicos de reflorestamento das áreas desmatadas.   Um REAL E EMERGENCIAL combate ao desmatamento da Mata Atlântica, e programas enérgicos de reflorestamento das áreas desmatadas.   Que o Brasil reduza drasticamente suas emissões de Co2, aumentando o contingente e a eficiência dos órgãos fiscalizadores específicos, combatendo rigorosamente a cultura de queimadas com fins pecuaristas e ag!
rícolas.    Que o Governo incentive cada vez mais a produção agronômica!
orgânica. Esta não é, como dizem alguns, apenas uma questão econômica. Os orgânicos não são apenas um novo e rentável mercado a ser explorado. A agricultura convencional depende da larga utilização de substancias extremamente tóxicas, que contaminam os lençóis freáticos, que se impregnam nos alimentos, e intoxicam os consumidores. Centenas de pessoas todos os anos, são vitimadas por intoxicação, por manejo de agrotóxicos. Logo, esta não é apenas uma questão de Economia. Trata-se uma questão Moral, de Ética Planetária, de saúde pública, de saúde social, de manutenção de um meio ambiente devidamente equilibrado. Portanto, cobramos uma progressiva ação de incentivo aos métodos agrícolas verdadeiramente ecológicos.   As pesquisas com transgênicos datam de poucas décadas. A transgenia seleciona artificialmente, por manipulação humana, o que a natureza demoraria milhares de anos para fazer, ou talvez nunca faria. Seria mais prudente, portanto, restringirmos a cultura transgênica!
, e incentivarmos a produção verdadeiramente agroecológica.   Agradecemos a oportunidade de congregar idéias, produzir pensamentos, de juntos buscarmos o fermento intelectual adequado para repensarmos o processo civilizatorio, e criarmos formas alternativas, mais ricas e justas, mais criativas e sustentáveis, de constituirmos nossa humanidade.   Obrigado.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/providencias-urgentes-1254196.html"

(Artigonal SC #1254196)






Vinicius Carvalho da Silva -
Perfil do Autor:
Vinicius Carvalho da Silva é bacharelando concluinte em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Monitor em Filosofia da Ciência da Dra. Elena Morais Garcia e bolsista CNPq de Iniciação Científica, do Dr. Ricardo Barbosa, IFCH-UERJ. Fez curso de Cosmologia no Observatório Nacional, é aluno participante do International Master Classes High School curso de Física de Partículas do CERN - Centro Europeu de Pesquisa Nuclear e do DFNAE Departamento de Física Nuclear e Altas Energias da UERJ. Sua principal linha de pesquisa é Filosofia da Ciência Contemporânea, com foco nos problemas filosóficos da Mecânica Quântica.




]]>


Avalie este artigo


1
2
3
4
5

Voto(s)
1 Voto(s)


Feedback
RSS
Imprimir
Email
Re-Publicar








Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/meio-ambiente-artigos/providencias-urgentes-1254196.html

Palavras-chave do artigo:
aquecimento global, mundo, globalizacao, amazonia, biomas, mata atlantica, cerrado, cop 15, tratado de kioto, pnmc


Últimos artigos de Meio Ambiente
Mais artigos por Vinicius Carvalho da Silva








Eu só queria entender

O que está acontecendo com a megalópole paulistana? O que vai acontecer com a "capital da garoa"? _Eu só queria entender.

Por:
Moacyr de Lima e Silval

Notícias & Sociedade>
Meio Ambientel
07/11/2010






Devastação em VILA DO CAFÉ-o acontecimento da década

Um temporal muito poderoso atingiu a VILA DO CAFÉ em 02/11/2010

Por:
carlos montenegrol

Notícias & Sociedade>
Meio Ambientel
04/11/2010







CRITÉRIOS PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO: O EXEMPLO TIRADO DO PROJETO ARIDAS

Uma das dificuldades constatadas na operacionalização das políticas públicas, em geral, e das políticas setoriais, em particular, é como integrá-las.

Por:
T. F. Wilsonl

Notícias & Sociedade>
Meio Ambientel
03/11/2010






O futuro exige sustentabilidade

Este artigo pretende refletir sobre sustentabilidade, sistema de consumo, entre outros elementos que indicam a situação preocupante em que o planeta se encontra.

Por:
Fabio Rossol

Notícias & Sociedade>
Meio Ambientel
31/10/2010
lAcessos: 45







Biodiversidade e Limite para Economia no Antropoceno

A erosão da biodiversidade brasileira representa a opção das gerações presente pela elevação do Produto Interno Bruto, que tem reduzido a qualidade dos serviços e a resiliência dos ecossistemas nacionais. No Antropoceno a economia ultrapassou uma escala ótima e os limites de segurança socioambiental, sendo urgente a inauguração da sociedade global sustentável: equitativamente justa, de economia qualitativa e ecologicamente prudente.

Por:
Manuel Gonçalvesl

Notícias & Sociedade>
Meio Ambientel
16/10/2010
lAcessos: 64







ATWA e o Dia da Árvore

Comemora-se no dia 21 de setembro o Dia da Árvore. A conscientização é aguçada nesse momento em que a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. Apesar dos obstáculos, o ciclo da vida segue em frente, com ATWA ditando as leis.

Por:
ATWA Brasill

Notícias & Sociedade>
Meio Ambientel
16/10/2010
lAcessos: 14







Charles Manson: "Somos nós que devemos pagar?"

Aqui, um trecho de mais uma carta de Charles Manson.

Por:
ATWA Brasill

Notícias & Sociedade>
Meio Ambientel
16/10/2010
lAcessos: 18







ATWA Brasil responde: "A questão humana e o anarquismo"

Desconheço a origem do seguinte artigo, uma vez que o mesmo foi republicado em diversos websites de mesma orientação, e em todos os casos sem um nome que se responsabilizasse pela autoria. Isso não é um problema, mas é importante enfatizar que essa resposta da ATWA Brasil, portanto, não é endereçada a uma pessoa específica, mas sim ao coletivo das pessoas que têm interesse pelo respeito ao todo da vida.

Por:
ATWA Brasill

Notícias & Sociedade>
Meio Ambientel
16/10/2010









Estatística E Realidade Sobre Segurança Pública No Rio De Janeiro

Breve análise sobre a queda da taxa de homicídios na cidade do Rio de Janeiro

Por:
Vinicius Carvalho da Silval
Notícias & Sociedadel
11/02/2010
lAcessos: 203






Um Partido Verde Forte: A Falta Que Ele Nos Faz

Em muitos paises o Partido Verde é forte o suficiente para realmente disputar o poder, constituindo uma interessante opção, mais a esquerda no espectro político, aos que estão fartos com os quadros convencionais das suas respectivas representações partidárias nacionais.

Por:
Vinicius Carvalho da Silval

Notícias & Sociedade>
Polítical
09/02/2010
lAcessos: 56






Uma Breve Introdução A Filosofia Da Ciência

a Filosofia da Ciência é também a própria Ciência refletindo sobre si mesma...

Por:
Vinicius Carvalho da Silval
Ciênciasl
08/02/2010
lAcessos: 848






Sobre A Relação Entre Ciência E Religião

Pensamos em Deus como indivíduo que escreveu dogmas em livros sagrados,... Mas talvez sua linguagem seja mais sutil e profunda, e através das leis da natureza, da beleza e da ordem do universo, dos processos quânticos, ele esteja se comunicando conosco, e vivificando a tudo e a todos, a todo o momento

Por:
Vinicius Carvalho da Silval
Ciênciasl
08/02/2010
lAcessos: 340






Viagens No Tempo: Zona De Intercessão Entre Ciência E Ficção

em condições especiais e em altas velocidades, o tempo se torna relativo, e podemos acessar o futuro e talvez o passado, sem nos limitarmos ao presente.

Por:
Vinicius Carvalho da Silval
Ciênciasl
08/02/2010
lAcessos: 158






Mente & Cérebro X Materialismo & Idealismo

Para que compreendêssemos nossos cérebros, eles deveriam ser muito mais simples do que são, mas se fossem muito mais simples, nossa capacidade intelectual seria muito menor, de modo que não poderíamos entendê-los. Eis um circuito viciado.

Por:
Vinicius Carvalho da Silval
Ciênciasl
08/02/2010
lAcessos: 273






Heisenberg E A Observação Em Mecânica Quântica: Breve Comentário

Segundo Heisenberg, ??A trajetória do elétron só aparece quando o observamos??.

Por:
Vinicius Carvalho da Silval
Ciênciasl
08/02/2010
lAcessos: 129






Consciência E Mecânica Quântica: Uma Metáfora Sobre A Relação Observador X Observado Em Física Quântica

Uma das interpretações mais radicais deste fenômeno nos é dada pelos Físicos como John Weller e Paul Davies, que sugerem que é a observação de um ser consciente que promove a passagem do elétron de uma realidade hipotética, indeterminada, potencial e hibrida, para uma realidade concreta, física e objetiva.

Por:
Vinicius Carvalho da Silval
Ciênciasl
08/02/2010
lAcessos: 183






Adicionar novo comentário





Seu nome: *

Seu Email:





Comentário: *






 

O código de verificação:*



* Campos obrigatoriós








Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro





Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro



Menu do autor

área do Autor
Publicar Artigos
Ver/Editar Artigos
Editar Conta
Perfil do autor
Estatísticas
RSS Builder Pessoal

área do Autor
Editar Conta
Atualizar Perfil
View/Edit Q&A
Publicar Artigos
Perfil do Autor





Vinicius Carvalho da Silva tem 46 artigos online


Enviar mensagem ao autor


Canal RSS


Imprimir artigo


Enviar a um amigo


Re-publicar este artigo


Categorias de Artigos
Todas as Categorias


Arte& Entretenimento
Automóveis
Beleza
Carreira
Casa & Família
Casa & Jardim
Ciências
Culinária
Direito
Educação
Esportes
Finanças
Internet
Literatura
Marketing
Negócios & Admin.
Notícias & Sociedade
Press Release
Psicologia&Auto-Ajuda
Publicidade
Relacionamentos
Religião & Esoterismo
Saúde
Tecnologia
Turismo e Viagem


Notícias & Sociedade




Cotidiano
Desigualdades Sociais
Meio Ambiente
Política





]]>





Necessita de ajuda?
Fale Conosco
FAQ
Publicar Artigos
Guia Editorial
Blog


Links do Site
Artigos Recentes
Autores Populares
Artigos Populares
Encontrar Artigos
Sitemap


Webmasters
RSS Builder
RSS
Link a nós


Informação Empresarial
Anunciar






O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2010 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário