segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Apocalipse Amazônico

Apocalipse Amazônico

Apocalipse Amazônico




Diretório de Artigos Gratuitos













Porque publicar artigos?
Autores Populares
Artigos Populares



Publicar Artigos



0 && $.browser.msie ) {
var ie_version = parseInt($.browser.version);
if(ie_version Olá Visitante
Login



Login via






Cadastro
Olá
área do Autor
Saír



Email
Senha

Salvar os dados
Esqueceu a senha?








Home > Educação > Ciência > Apocalipse Amazônico


Apocalipse Amazônico



Editar Artigo |


Publicado em: 04/11/2008 |Comentário: 0
| Acessos: 478
|


Share





]]>






Re-publique este artigo


Copiar



Apocalipse Amazônico
Por: NERI P. CARNEIRO

Perfil do Autor
Concluí mestrado em Educação (UFMS), especialização em Educação (UNESC-Cacoal-RO), especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNIR-RO), especialização em Metodologia de Leitura Popular da Bíblia (CEBI-RS). Concluí os cursos de graduação em Filosofia, Teologia, História. Sou Professor de História e Filosofia pela rede pública estadual (R. Moura-RO); professor de Filosofia na Faculdade de Pimenta Bueno - FAP (Pimenta Bueno-RO). Radialista e colaborador em jornais da região de Rolim de Moura ? RO.

Publiquei alguns livros de circulação regional além de artigos em revistas científicas de Rondônia.


Meus textos são publicados regularmente no jornal Folha da Mata (Rolim de Moura-RO) nos blogs: http://falaescrita.blogspot.com e http://ideiasefatos.spaces.live.com e no site www.webartigos.com


aceito convites para palestras e cursos na área de filosofia e educação. AO LEITOR: SE GOSTOU DE ALGUM TEXTO, INDIQUE AOS AMIGOS. BOM PROVEITO. (Artigonal SC #628206)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/apocalipse-amazonico-628206.html







Apocalipse amazônico

Quase todas as pessoas que ouvem ou lêem a palavra apocalipse lembram de ?fim do mundo?. Isso está ocorrendo na Amazônia, especificamente em Rondônia.
As pessoas familiarizadas com a leitura da bíblia devem se lembrar do episódio do dilúvio, narrado no Antigo Testamento. Devem se lembrar que após aquela catástrofe, Deus teria dito aos sobreviventes que jamais castigaria a humanidade com novo dilúvio. A partir disso a tradição popular criou a afirmação de que o ?próximo fim do mundo será com fogo?. E assim se associa o apocalíptico ?fim do mundo? com o ?próximo fim do mundo será com fogo? Isso está ocorrendo na Amazônia, especificamente em Rondônia.
Não sei de onde saiu ou como se formou essa associação de fim do mundo com fogo, mas tem muita gente que assim se refere à possibilidade desse fim. O fato é que isso está ocorrendo na Amazônia, especificamente em Rondônia.
Não vamos nos enveredar pelas sendas da discussão religiosa. Apenas estamos retomando essas afirmações para comentar o que está ocorrendo em nosso estado. Um fenômeno que arremete ao dito popular de que ?o mundo vai acabar em fogo?, que está acontecendo aqui. Todo anos sentimos o cheiro da fumaça.
Vamos por partes: Muitos devem saber que na região amazônica prevalecem duas estações do ano. Verão e inverno, sendo que verão corresponde aos seis meses de pouca ou nenhuma chuva e inverno corresponde aos outros seis meses, de setembro a março, em que ocorrem muitas chuvas. Por isso também se fala de tempo das águas e tempo da seca.
Essas duas estações amazônicas também ocorrem em Rondônia, pois este é um estado amazônico.
Ocorre que isso não está ocorrendo: a interferência humana alteou esse ciclo!
Quem vive em Rondônia há mais de uma década pode confirmar que o ?tempo das águas? tem se reduzido progressivamente, na mesma proporção que tem avançado o processo de desmatamento, trazendo, como conseqüência, um verão cada vez mais expandido. Daí a afirmação anterior dizendo que está ocorrendo uma situação apocalíptica: permanecem as queimadas e se amplia a estiagem. Mistura seca que produz falta de chuva que estamos observando e, a médio prazo, desertificação.
A Amazônia pode ser melhor entendida se comparada com uma jarra cheia de água. Imagine que a cada manhã você retira um copo de água dessa jarra e à tarde você o recoloca. Esse é o ciclo natural da Amazônia. Seis meses de chuvas e seis meses de seca. Isso se aplica a Rondônia.
Ocorre que podemos interferir nessa jarra d?água. Retirar mais de um copo de água e somente devolver um copo. A tendência, obvia, é a água da jarra diminuir. Isso é o que está ocorrendo. O crescente desmatamento faz com que o sol equatorial ? justamente nos meses de dias mais longos ? aumente a evaporação. Em contrapartida, deveria haver maior precipitação, nos seis meses de inverno. Mas está ocorrendo o inverso. Ocorre que a diminuição do volume de vegetação (em Rondônia mais de 90% da vegetação natural já foi derrubada) interfere no ciclo das chuvas: pouca significa menos chuva pois um dos elementos que fazem ocorrer precipitação é a presença de vegetais. Diminuindo a vegetação diminui a precipitação.
Esse processo se ampliando, ano a ano, produz o fenômeno da diminuição das chuvas. Junto com isso, vale considerar: ano após ano, além do desmatamento crescente, permanecem as queimadas. Assim sendo, ao lado da diminuição das florestas que ocasiona o aumento da evaporação, as queimadas aumentam o aquecimento global. Tudo isso faz aumentar a evaporação. Como diminuíram as florestas, que auxiliam no processo de formação das chuvas... e permanecem as queimadas, que aumentam o aquecimento global e que faz aumentar a evaporação, temos instalado o início do apocalipse amazônico. E isso está começando por Rondônia... e se ampliando a partir de Rondônia.
Mas não se preocupem, pois essa instalação ou o início do apocalipse amazônico é uma maravilha: os lucros estão aumentando!
Claro que as pessoas estão sofrendo e vão sofrer mais...mas quem se importa? Inúmeros igarapés e rios perenes estão secando e os peixes estão morrendo... mas isso não tem a menor importância! Aumentam os casos de doenças respiratórias, de câncer de pele e outras enfermidades decorrentes do aumento do calor, da diminuição das chuvas... mas isso não diminui os lucros, portanto pode continuar ocorrendo! Várias espécies de animais e vegetais estão desaparecendo... mas como isso não atinge a economia não tem a menor relevância. O que ocorre com as pessoas e com o ambiente, não afetando a economia, só interessa aos movimentos ecológicos, portanto não conta para nada!!!
O que importa é que outras contas estão sendo feitas: está aumentando a veda de ventiladores e de aparelhos condicionadores de ar, de geladeiras... mais carros com condicionadores de ar são produzidos... aumenta o consumo de energia elétrica... aumenta a venda de medicamentos e protetor solar... em síntese, a mola propulsora do capital continua impulsionando o ?progresso?... portanto, que se calem os ecologistas e que se amplie o apocalipse amazônico, para que cresçam os lucros!
Neri de Paula Carneiro ? Mestre em Educação, Filósofo, Teólogo, Historiador.
Leia mais: <http://www.webartigos.com/authors/1189/Neri-de-Paula-Carneiro>; <www.brasilescola.com.br>


Retrieved from "http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/apocalipse-amazonico-628206.html"

(Artigonal SC #628206)






NERI P. CARNEIRO -
Perfil do Autor:
Concluí mestrado em Educação (UFMS), especialização em Educação (UNESC-Cacoal-RO), especialização em Metodologia do Ensino Superior (UNIR-RO), especialização em Metodologia de Leitura Popular da Bíblia (CEBI-RS). Concluí os cursos de graduação em Filosofia, Teologia, História. Sou Professor de História e Filosofia pela rede pública estadual (R. Moura-RO); professor de Filosofia na Faculdade de Pimenta Bueno - FAP (Pimenta Bueno-RO). Radialista e colaborador em jornais da região de Rolim de Moura ? RO.

Publiquei alguns livros de circulação regional além de artigos em revistas científicas de Rondônia.


Meus textos são publicados regularmente no jornal Folha da Mata (Rolim de Moura-RO) nos blogs: http://falaescrita.blogspot.com e http://ideiasefatos.spaces.live.com e no site www.webartigos.com


aceito convites para palestras e cursos na área de filosofia e educação. AO LEITOR: SE GOSTOU DE ALGUM TEXTO, INDIQUE AOS AMIGOS. BOM PROVEITO.




]]>


Avalie este artigo


1
2
3
4
5

Voto(s)
4 Voto(s)


Feedback
RSS
Imprimir
Email
Re-Publicar








Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/apocalipse-amazonico-628206.html

Palavras-chave do artigo:
apocalipse, amazonia, meio ambiente, aquecimento global, rondonia


Últimos artigos de Ciência
Mais artigos por NERI P. CARNEIRO








A TEORIA DA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

A teoria de hierarquia das necessidades de Maslow é uma das mais importantes no campo motivacional. Ela busca explicar o que motiva os indivíduos a partir da análise de cada necessidade existente. No campo da educação, pode-se observar que há inúmeras aplicabilidades e material de trabalho dessa teoria para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo deste artigo é descrever a teoria das necessidades, buscando destacar a contribuição que ela pode fornecer a educação.

Por:
Hamilton Felix Nobregal

Educação>
Ciêncial
03/11/2010
lAcessos: 20






Estudar Geometria-não-euclidiana através de materiais concretos

O reconhecimento de que o modelo matemático de Euclides era apenas um dos muitos possíveis, mudou a visão do processo científico. Desde o inicio do século XIX, muitos matemáticos começaram a questionar se a geometria euclidiana, que fora aceita durante 2 mil anos, funcionara muito bem em superfícies planas. O presente trabalho discute a noção de Geometria-não-euclidiana sugerindo atividades que poderão ser desenvolvida em sala de aula pelos professores e alunos.

Por:
Rosenilda Silva Aral

Educação>
Ciêncial
31/10/2010
lAcessos: 15







A Álgebra na medicina - Por que estudar matemática?

Na medicina, os médicos utilizam muitas fórmulas matemáticas. Principal-
mente para calcular as quantidades certas de remédios que devem ser dados aos
doentes e para outros cálculos.

Por:
Jamesl

Educação>
Ciêncial
31/10/2010
lAcessos: 12






O APROVEITAMENTO TURÍSTICO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO DISTRITO DE TREMEMBÉ - MARAÚ ? BAHIA IDENTIFICADO NO COTIDIANO DA POPULAÇÃO

Este trabalho procura estudar como o segmento turístico pode utilizar o patrimônio material e imaterial do Distrito de Tremembé ? Maraú - Bahia identificado no cotidiano da população local, para assim ser formatado como produto turístico sustentável. A questão fundamental é a percepção da falta de políticas públicas voltadas para o aproveitamento das tradições e conhecimentos da comunidade no mercado turístico no local.

Por:
Juliana Ferreira dos Santosl

Educação>
Ciêncial
29/10/2010







Etnologia da Matemática

A matemática como um instrumento social e de cidadania deve-se assegurar com forte fundamentação conceitual para não ser transformada em forma instrumentalizada ou folclórica e sem desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de pensar onde os alunos não apenas memorizem, mas que evoluam no saber crítico e mostrar a matemática como um saber ligado a vida e a história dos seres humanos.

Por:
Ana Carolinal

Educação>
Ciêncial
25/10/2010
lAcessos: 24







Puericultura no Brasil entre 1900 e 1941

O presente artigo tem, por finalidade, analisar a inserção da puericultura na burocracia estatal, desde sua chegada ao país, no final do século XIX, até a década de 1940. Nesse sentido, será enfatizado a formação do Instituto de Puericultura da Universidade do Brasil durante o período compreendido entre a sua criação e a sua incorporação ao Departamento Nacional da Criança em 1941, instituição modelo de ensino e de práticas de profilaxia de doenças materno-infantis.

Por:
MEDEIROS, H. R. F.l

Educação>
Ciêncial
25/10/2010
lAcessos: 21






SEXUALIDADE E GÊNERO O "SER MULHER"

Quem somos e como somos construídos no mundo social são duas das grandes problemáticas atuais. A construção das identidades sociais, sobretudo de raça, gênero (feminino e masculino) e sexualidade (homoerótica e heterossexual), traz à tona questões intrigantes e instigantes sobre a linguagem e seu papel na constituição de quem somos. Nenhuma questão tem chamado mais atenção nos tempos em que vivemos, do que a temática da identidade social.

Por:
Inez Kwiecinskil

Educação>
Ciêncial
25/10/2010
lAcessos: 22






MEDO OU FOBIA

Na língua portuguesa as duas palavras tem a mesma sinonímia? Medo estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência. Sentir-se ameaçado, temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio, apreensão em relação a algo desagradável. Fobia é um tipo de medo exagerado, falta de tolerância, aversão, estado de angústia, impossível de ser dominado, que se teraduz por violenta reação de evitamento e que sobrevém de modo relativamente persistente, quando

Por:
Antonio Paiva Rodriguesl

Educação>
Ciêncial
22/10/2010
lAcessos: 26









Contra Violência: Violência

Percebeste o crescimento da violência em nossa sociedade? para minimizar a violência nos tornamos mais violentos. Isso não é novo, apenas evidencia uma característica do ser humano: a crueldade que produz violência. Produz situações de maldade e age violentamente de forma intencional. Não falo apenas pelo que fazem os bandidos, mas também a partir dos tiros da polícia, institucionalisando a violência. Maquiavel e Nietzsche, comentam isso.

Por:
NERI P. CARNEIROl
Educaçãol
12/10/2009
lAcessos: 244






Que Saco? Plastico!

Faço aqui um manifesto ecológico em favor das sacolas de plástico. E não estou louco ? a não ser de ira contra os aproveitadores!!!
Um equívoco está se alastrando: a necessidade de por fim às sacolas plásticas, no comércio. Isso é engodo em nome do lucro.

Por:
NERI P. CARNEIROl
Educaçãol
09/10/2009
lAcessos: 370
lComentário: 1






Benditas Catástrofes Ou Da Crise Para A Gripe

Para nós que as enfrentamos ou sofremos suas conseqüências, as crises, catástrofes, cataclismos, tragédias, ou grandes acidentes ? depende de como as queiramos denominar ? não são bem vindas. Mas as tragédias são o prato principal, do qual se nutre a imprensa e são esperadas ou buscadas ? ou fabricadas ? para deleite do sensacionalismo, principalmente televisivo.
Exemplo típico está ocorrendo agora.

Por:
NERI P. CARNEIROl

Educação>
Ciêncial
11/05/2009
lAcessos: 319






O Pentecostes

No livro de Atos dos Apóstolos encontramos uma das passagens mais controvertidas, discutidas e, ao mesmo tempo, belas, do Novo testamento. Trata-se At, 2,1-11 que se popularizou como fundamentação para a festa do Pentecostes.

Por:
NERI P. CARNEIROl

Religião & Esoterismo>
Religiãol
22/01/2009
lAcessos: 658
lComentário: 1






As Viagens De Paulo

Em se tratando de estudos bíblicos nem tudo são certezas e unanimidade. Existem contradições em relação às opiniões e conclusões. Uma delas é em relação a Lucas e à autoria do evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos. A tradição cristã atribui tanto o texto do quarto Evangelho como o de Atos dos Apóstolos a Lucas, médico mencionado por Paulo em 2Tm 4,11; Cl 4,14 e Fm 24. Alguns autores, entretanto, preferem dizer que ambos são personagens distintos

Por:
NERI P. CARNEIROl

Religião & Esoterismo>
Religiãol
22/01/2009
lAcessos: 3,040






A Bíblia E A História: Uma Abordagem A Partir Dos Textos De Lucas

A historicidade da Bíblia é, muitas vezes, colocada como argumento de fé. Muitas vezes a Bíblia é usada de forma definitiva, sem considerar elementos simbólicos e textuais que não podem ser desconsiderados. Se for encarada dessa forma tanto a fé como a razão tem que se submeter a algumas contradições textuais que estão presentes no texto bíblico.

Por:
NERI P. CARNEIROl

Religião & Esoterismo>
Religiãol
22/01/2009
lAcessos: 1,359
lComentário: 1






Atos Dos Apóstolos: Os Sumários

Os retratos das comunidades, que muitas vezes são utilizados par mostrar a perfeição da Igreja nascente em oposição aos pecados das nossas comunidades ou igrejas, na realidade são o que chamamos de sumários. Esses conjuntos de textos, pequenos resumos, aparentemente não são obra de Lucas e não faziam parte do texto original. São, sim uma espécie de síntese do que os redatores ou autores do texto pensavam a respeito de como estava organizada a comunidade cristã.

Por:
NERI P. CARNEIROl

Religião & Esoterismo>
Religiãol
22/01/2009
lAcessos: 950






Atos Dos Apóstolos: Primeiras Comunidade

A Igreja e os cristãos de hoje se acostumaram a idealizar a primeira comunidade cristã, a partir da afirmação de Atos 2,42-47 e de 4,32-37. Esses, como outros conjuntos de textos são chamados de sumários, pois são uma espécie de síntese do pensamento do autor do texto. Mas antes de analisarmos os sumários, vamos analisar esse ?retrato? das comunidades, aparentemente perfeitas

Por:
NERI P. CARNEIROl

Religião & Esoterismo>
Religiãol
22/01/2009
lAcessos: 2,233






Adicionar novo comentário





Seu nome: *

Seu Email:





Comentário: *






 

Verification code:*



* Campos obrigatoriós








Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro





Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro



Menu do autor

área do Autor
Publicar Artigos
Ver/Editar Artigos
Editar Conta
Perfil do autor
Estatísticas
RSS Builder Pessoal

área do Autor
Editar Conta
Atualizar Perfil
View/Edit Q&A
Publicar Artigos
Perfil do Autor





NERI P. CARNEIRO tem 83 artigos online


Enviar mensagem ao autor


Canal RSS


Imprimir artigo


Enviar a um amigo


Re-publicar este artigo


Categorias de Artigos
Todas as Categorias


Arte& Entretenimento
Automóveis
Beleza
Carreira
Casa & Família
Casa & Jardim
Ciências
Culinária
Direito
Educação
Esportes
Finanças
Internet
Literatura
Marketing
Negócios & Admin.
Notícias & Sociedade
Press Release
Psicologia&Auto-Ajuda
Publicidade
Relacionamentos
Religião & Esoterismo
Saúde
Tecnologia
Turismo e Viagem


Educação




Ciência
Educação Infantil
Educação Online
Ensino Superior
Línguas





]]>





Necessita de ajuda?
Fale Conosco
FAQ
Publicar Artigos
Guia Editorial
Blog


Links do Site
Artigos Recentes
Autores Populares
Artigos Populares
Encontrar Artigos
Sitemap


Webmasters
RSS Builder
RSS
Link a nós


Informação Empresarial
Anunciar






O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2010 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário