sexta-feira, 5 de novembro de 2010

A Lenda De Que Suar Que Emagrece

A Lenda De Que Suar Que Emagrece

Para emagrecer as pessoas fazem de tudo, uma dessas coisas é aumentar a quantidade e intensidade da atividade física realizada regularmente isso concerteza contribui para a perda de peso, mas existe uma "lenda" que diz que quanto mais você suar mais perderá peso, esta teoria é a mais pura bobagem. Cientistas ja comprovaram que mais de 70% do corpo humano é constituído por água e por este motivo muitas pessoas e até treinadores físicos pensam que ao suar a pessoa perde peso, bobagem, ao suar a pessoa perde no máximo 2% do peso corporal em água. Devido a esta diminuição na proporção de água no corpo humano, mais ou menos de 70% para 68% de água, o organismo entra em estado de alerta e o indivíduo começa a entrar em colapso primeiramente sentindo sede e se mesmo assim a quantidade de água não for reposta em pouco tempo a pessoa começa a sentir formigamento, tremedeiras e até queda na pressão sanguínea, sintomas da chamada desidradação corporal (diminuição abusiva !
da proporção de água no corpo), durante a reposição de água o indivíduo recupera praticamente todo o peso perdido através do suor, sendo assim o suor não contribue para a perda de peso. Durante o exercício o verdadeiro responsável pela perda de peso é a respiração, pois os outros 30% do corpo humano é formado por sais minerais e moléculas orgânicas constituídas de átomos de Carbono, durante o exercício é utilizado energia produzida no interior das células através da quebra de moléculas de glicose e moléculas de gordura. Esta energia é medida em calorias, por isso diz-se que estamos perdendo calorias, pois esta energia é utilizada nas funções celulares e perdida também em forma de calor causando um pequeno aumento da temperatura corporal. Na respiração é expelido do corpo humano dois tipos de moléculas, de H2O(água) em forma de vapor e CO2(dióxido de carbono), sendo que estes são expelidos proporcionalmente, mais ou menos 6 moléculas de H2O e 6 de CO2, não diminuida a porcen!
tagem de água total no corpo humano este não entra em estado d!
e alerta,  durante o exercício a frequência respiratória aumenta causando assim a maior perda de CO2 e H2O proporcionalmente e consequentemente causando a perda de peso. A sede que o atleta sente após o treino é em sua maioria devido a perda de água através do suor, o que pode ser comprovado em dias de calor onde a transpiração aumenta naturalmente e o consumo de água também aumenta, mesmo não fazendo atividade física e não alterando a frequência respiratória. Mais informações e livros sobre atívidade física acesse: Livros de educação física

Nenhum comentário:

Postar um comentário