segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Meio Ambiente E Trânsito: Diálogo Para Abertura, Educação Como Passagem E Atitude Para Egressão

Meio Ambiente E Trânsito: Diálogo Para Abertura, Educação Como Passagem E Atitude Para Egressão

Meio Ambiente E Trânsito: Diálogo Para Abertura, Educação Como Passagem E Atitude Para Egressão




Diretório de Artigos Gratuitos













Porque publicar artigos?
Autores Populares
Artigos Populares



Publicar Artigos



0 && $.browser.msie ) {
var ie_version = parseInt($.browser.version);
if(ie_version Olá Visitante
Login



Login via






Cadastro
Olá
área do Autor
Saír



Email
Senha

Salvar os dados
Esqueceu a senha?








Home > Educação > Meio Ambiente E Trânsito: Diálogo Para Abertura, Educação Como Passagem E Atitude Para Egressão


Meio Ambiente E Trânsito: Diálogo Para Abertura, Educação Como Passagem E Atitude Para Egressão



Editar Artigo |


Publicado em: 31/01/2010 |Comentário: 2
| Acessos: 931
|


Share





]]>





Re-publique este artigo


Copiar



Meio Ambiente E Trânsito: Diálogo Para Abertura, Educação Como Passagem E Atitude Para Egressão
Por: Sonaly Beatriz Frazão Silva

Perfil do Autor
Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Psicologia nas Organizações e Especialista em Engenharia de Transportes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco). Experiência consolidada em RH e Docência em todos os níveis, há mais de 15 anos. Principais áreas de pesquisas, interesses e atuação: Psicologia de Trânsito, da Personalidade, Ambiental e Social; Saúde Pública; Epidemiologia; Educação de Trânsito, Ambiental, (Teorias, Metodologias, Didática, Inteligência, Cognição, etc.), Pedagogia Empresarial e Grafologia. (Artigonal SC #1804283)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/educacao-artigos/meio-ambiente-e-transito-dialogo-para-abertura-educacao-como-passagem-e-atitude-para-egressao-1804283.html








 
Recentemente, alguns jornais de grande veiculação nacional publicaram suas matérias sobre a temática ambiental, focalizando o ?fracasso? creditado ao COP-15 (o encontro de mudanças climáticas realizado pelas Nações Unidas em dezembro/2009). Sérgio Nascimento (Presidente da Associação Meio Ambiente, Preservar e Educar) comentou o encontro enfatizando a expectativa de um acordo ?prático? entre as nações. O que não aconteceu. 
Em determinados tópicos, alguns populares reclamavam das situações das praias, outros se esquivavam da responsabilidade individual dizendo que a solução é ?reflorestar? e muitos ditos ?ambientalmente responsáveis?, conclamavam que estavam fazendo sua parte, organizando e separando seus resíduos para a coleta seletiva. Difícil é esperar que todos façam a Coleta Seletiva nos PEV´s (Posto de Entrega Voluntária), já que na maioria das cidades, as prefeituras, quando fazem, atingem apenas alguns bairros e apenas uma vez por semana.
O fato é o que assunto definitivamente está em voga e é sumária a necessidade de adoção de comportamentos adequados e permeados de responsabilidade. Aliás, o primeiro passo é esquecer o que aprendemos na escola sobre os recursos naturais ilimitados, Pau-Brasil (o que foi isto mesmo?), clima, definição das estações do ano, etc. 
O mundo está demudado... Desenvolve-se gigantesca e inconsequentemente, embalando a cultura individualista e consumista. Até quem não precisava de eletrodomésticos novos, viu-se tentado a comprar diante da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para a ?linha branca?. A mesma redução foi aplicada aos automóveis novos. Milhões lançados às ruas, sem que as vias, o sistema de trânsito fosse preparado para absorver o contingente e muito menos o meio-ambiente tenha sido priorizado com a medida. Até março de 2010, a redução permanece para carros FLEX, ou seja: incentivo ao consumo do álcool ? combustível nada ecológico e que internamente sai muito mais caro. Por que não incentivar o diesel, tal qual nos países desenvolvidos? 
Medidas que ilustram o sintético e ilógico ?desenvolvimento insustentável?, reflexo da mesma exploração econômica que reduziu os 1.000.000 Km² de extensão de Mata Atlântica aos vergonhosos 7% (onde apenas 2% estão protegidos em unidades de conservação oficiais). 
A questão é que: Meio Ambiente e Trânsito são temas que não podem ser tratados e noticiados apenas numa semana de junho e outra de setembro, respectivamente. Também não adianta eleger e esperar recursos de apenas um responsável (governo, família, cidadão, escola etc.) para esmiuçar e garantir mudança nos padrões do comportamento humano e sua relação com o trânsito e meio ambiente, que efetivamente produzam aquisição de práticas educacionalmente corretas e civilizadas. 
O momento crítico exige um envolvimento cada vez menos linear e mais uniformemente sintonizado. A ampliação da consciência crítica dos cidadãos é desígnio primeiro das ciências da Educação, enquanto provocadoras diretas nos processos de compreensão, apropriação do real e desenvolvimento humano.
Enquanto as faculdades continuam formando ?especialistas?, a carência é pelo profissional ?generalista?, capaz de inter-relacionar as diversas áreas do conhecimento e cingir discursos identificadores da maioria. Assim como fez o economista e filósofo alemão Karl Marx (1818 ? 1883), quando em 1867 ? na sua obra O Capital, já sinalizava sobre a importância de garantir uma economia equilibrada, com justiça social, consumo consciente e preservação da qualidade do meio ambiente. John Bellamy Foster (Professor de Sociologia da Universidade de Oregon) escreveu o livro A Ecologia de Marx ? Materialismo e Natureza, onde ilustrou o trecho escrito por Marx em Manuscritos econômico-filosóficos, de 1844: ?O homem vive da natureza, isto é, a natureza é o seu corpo, e tem que manter com ela um diálogo ininterrupto se não quiser morrer. Dizer que vida física e mental do homem está ligada à natureza significa simplesmente que a natureza está ligada a si mesma, porque o homem é parte dela?. (!
MARX). 
O diálogo profundo entre o saber e a prática, atravessou a fronteira do: URGENTE! 
Ou seja, o designer responsável pela concepção do contêiner coletor tem que conversar com o catador de lixo e se certificar que o modelo permitirá a retirada apropriada dos resíduos. Assim como o engenheiro e/ou arquiteto devem lembrar ao desenhar a planta do depósito, de se apropriar da serventia do local, garantindo que o sistema elétrico não comprometa a segurança e a integridade do material que servirá para reciclagem. 
Assim como dizer que o engenheiro mecânico ao idealizar um veículo, deve se informar sobre a quantidade de acidentes (envolvendo principalmente motociclistas) por causa da largura das colunas (laterais, traseiras e frontais), que aumentam os chamados ?pontos cegos dos motoristas? e mudam de faixa provocando a colisão, ou no mínimo ?fechando? abruptamente quem segue na retaguarda. 
Estou discorrendo sobre a inópia de ?diálogo?, não de perguntas. Mas se tem uma que eu adoraria vê-la respondida, é sobre qual a justificativa para o papel omisso do Estado brasileiro (oposto ao do Estado alemão, por exemplo), ao aceitar a produção de veículos com velocidades duas vezes maiores às permitidas pelo Código de Trânsito Brasileiro? 
A quantidade de veículos lançados mensalmente às ruas contribui, mas não responde sozinha, pela cratera na camada de ozônio, alterações climáticas, aquecimento global e elevação no número de acidentes de trânsito. 
O CO2, maior vilão do assunto, cresceu principalmente pelo uso de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, gás natural) em termelétricas, indústrias e também em função da devastação e queima de florestas. O Brasil está em quarto lugar como maior poluidor (em % das emissões totais de gases do efeito estufa). Em relação ao trânsito, em junho de 2009 a Organização Mundial da Saúde (OMS) utilizando dados de 2007, divulgou o maior estudo já realizado sobre o impacto dos desastres para a saúde mostrando que o Brasil tem o quinto maior número de mortes no trânsito de todo o mundo.
A frota brasileira (até o fim de 2009) estava perto dos trinta milhões de veículos. Na Alemanha a quantidade é (pelo menos) nove vezes maior. Acontece que enquanto o número de óbitos no Brasil atingiu o pico histórico em 2007 com 66.837 mortes segundo os seguros DPVAT (*), na Alemanha esse número não chegou aos 5.000.
Constatando assim, que vivermos num dos países que mais polui o meio ambiente e mata no trânsito, e isto não está relacionado com a extensão territorial nem a quantidade de veículos. 
Diante do costume individualista impregnado nas pessoas, é difícil impulsionar a consciência ambiental através da propagação da preservação da Floresta Amazônica, feita no litoral e na maioria das capitais brasileiras. Assim como é difícil caracterizar o trânsito como um verdadeiro problema de saúde pública, se as estatísticas oficiais do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito que elabora seus anuários a partir dos boletins de ocorrência lavrados pela polícia, computando apenas as mortes ?in loco?) além de não contemplarem a totalidade dos acidentes de trânsito, ainda disseminam números de óbitos que escondem a verdadeira face da mortalidade e morbidade (termo usado para designar o conjunto de casos de uma dada doença ou a soma de agravos a saúde que atingem um grupo de indivíduos, em um dado intervalo de tempo e lugar específico). 
Aclarando o explicitado, se apropriar do saber, associá-lo com as diversas áreas de conhecimento, aproximá-lo da realidade de cada população, requer iniciativa do poder público em estruturar políticas públicas EFICAZES, principalmente para a educação (ambiental e de trânsito) continuada em todos os níveis e um sistema atuante de coerção aos infratores.
Não basta capacitar ?meia dúzia? de profissionais. É preciso chegar a todos os confins deste país, estimulando ações justas, financeiramente viáveis, educacionalmente específicas e ambientalmente sustentáveis, como meio de SOBREVIVÊNCIA coletiva. E principalmente enxergar que a interdisciplinaridade / transdisciplinaridade, prevista na Constituição Federal de 1988 e nos Parâmetros Curriculares do Ministério da Educação (MEC) de 1996, só tornar-se-á eficaz, a partir do estímulo à pesquisa e do incentivo à preparação mais diferenciada do profissional generalista responsável pela aprendizagem do nível fundamental ao organizacional.
 
REFERÊNCIAS 
(*) Mapeamento das Mortes por Acidentes de Trânsito no Brasil. 14 de dezembro de 2009. Disponível em: http://abetran.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12627&Itemid=2, acesso: 31.jan.2010 
REVISTA PSIQUE Ciência & Vida, São Paulo, N. 47, 2009, 66 p. Mensal. ISSN 1809-0796 
REVISTA FILOSOFIA Ciência & Vida, São Paulo, N. 41, 2009, 66 p. Mensal. ISNN 1809-9238

Retrieved from "http://www.artigonal.com/educacao-artigos/meio-ambiente-e-transito-dialogo-para-abertura-educacao-como-passagem-e-atitude-para-egressao-1804283.html"

(Artigonal SC #1804283)






Sonaly Beatriz Frazão Silva -
Perfil do Autor:
Graduada em Pedagogia, Pós Graduada em Psicologia nas Organizações e Especialista em Engenharia de Transportes (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco e UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco). Experiência consolidada em RH e Docência em todos os níveis, há mais de 15 anos. Principais áreas de pesquisas, interesses e atuação: Psicologia de Trânsito, da Personalidade, Ambiental e Social; Saúde Pública; Epidemiologia; Educação de Trânsito, Ambiental, (Teorias, Metodologias, Didática, Inteligência, Cognição, etc.), Pedagogia Empresarial e Grafologia.




]]>


Avalie este artigo


1
2
3
4
5

Voto(s)
10 Voto(s)


Feedback
RSS
Imprimir
Email
Re-Publicar








Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/educacao-artigos/meio-ambiente-e-transito-dialogo-para-abertura-educacao-como-passagem-e-atitude-para-egressao-1804283.html

Palavras-chave do artigo:
meio ambiente, educacao ambiental, educacao de transito, cop 15, aquecimento global, acidente de transito, mudancas climaticas, ecologia, sustentabilidade, professor, co2, oms, saude publica, natureza, poluicao, mortalidade, morbidade, coleta seletiva


Últimos artigos de Educação
Mais artigos por Sonaly Beatriz Frazão Silva








Será que o Brasil adota um sistema de Estado intervencionista?

Ao considerar o Brasil como Estado regulador deve-se levar em consideração o âmbito econômico e o legal. Explico: na atualidade o nosso país utiliza-se de uma intervenção, mas de forma indireta, ou seja, há uma relação econômica de mercado, nesse caso uma técnica chamada de neoliberalismo regulador ou de regulação.

Por:
Flavio Andradel
Educaçãol
04/11/2010
lAcessos: 12






Nas Trilhas do Código de Barras

Este artigo tem como objetivo apresentar uma breve introdução sobre o que é, e como funciona os códigos de barras. A iniciativa de expor este assunto prende-se ao fato de que nos dias de hoje tudo o que compramos vem com código de barras e muita das vezes passa por despercebido o porquê deste "selo" nas embalagens. Procurei abordá-la de uma maneira introdutória, com um fim específico para o ensino fundamental. Para tanto, recorri à literatura do autor Antônio José Lopes Bigode por achar sua for

Por:
Rosenilda Silva Aral
Educaçãol
31/10/2010
lAcessos: 14






CAUSAS DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Podemos dizer que o fim do governo de D. Pedro II foi marcado por uma série de contestações ao regime imperial. Contestações tendo por base a campanha abolicionista, a "questão religiosa", a "questão militar", a insatisfação da oligarquia cafeeira, a insatisfação das elites dos setores produtivos das províncias e as tranformações sociais e econômicas a partir da Revolução Industrial. Mas, o que realmente movia o Império rumo à República?

Por:
Prof. Hermes Edgar Machado Jr.l
Educaçãol
28/10/2010
lAcessos: 49







Pânico na TV no Mackenzie

A equipe do apresentador Emílio Surita o acompanhou esta noite ao auditório Ruy Barbosa, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde apresentou como funcionam os bastidores do pânico na TV e respondeu a perguntas dos universitários.

Por:
Alan Castrol
Educaçãol
28/10/2010
lAcessos: 22






E o tempo voa ...e a vida passa

Esse artigo fala de como estamos perdidos no tempo e que não temos tempo nem para nós mesmos e assim acabamos perdendo coisas importantes em nossas vidas. é uma crítica quanto ao banalismo com que lidamos hoje e a violência que paira nos lares em vez da educação. é uma reflexão sobre a vida e como estamos vivendo...

Por:
Luciana Aquino Capello Coelhol
Educaçãol
26/10/2010
lAcessos: 22







ESCOLA PÚBLICA: UM MAL NECESSÁRIO

O artigo tem como objetivo lançar um olhar sobre as questões que levaram a universalização da escola pública e o papel que esta tinha e tem na sociedade de hoje.

Por:
Adeilde Francisca de Santanal
Educaçãol
26/10/2010
lAcessos: 38






Eixos de Ensino para Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Este é o segundo de cinco eixos adaptados com o objetivo de adaptar o ensino de alunos com necessidades especiais em escolas regulares.Para o aluno com deficiência a construção da identidade e autonomia, dentro de suas capacidades, é imprescindível para que este se sinta completo e participe ativamente de sua comunidade. Este artigo visa o envolvimento da escola e família em busca deste objetivo. Este material pode ser base para o ensino de alunos do p?imeiro ao quinto ano.

Por:
Amanda de A. Soares Barbosal
Educaçãol
26/10/2010
lAcessos: 32







Aurea Guedes 05

Trabalhos na JAC, amizade com jacistas gaúchos, apoio do Mons. Expedito Medeiros, atuação na equipe regional da JAC - Recife + prisão em 1964, com outras companheiras, onde responderam inquéritos feitos pelos militares, sob acusação de que estavam fazendo a subversão política.

Por:
Arlindo Freirel
Educaçãol
26/10/2010









Meio Ambiente E Trânsito: Diálogo Para Abertura, Educação Como Passagem E Atitude Para Egressão




O artigo é uma reflexão que mira conjeturar e indicar um dos caminhos possíveis e a importância de duas áreas inter-relacionadas (meio ambiente e trânsito), que flagelam na carência de cidadania, produção científica, políticas públicas mais direcionadas e comportamentos / atitudes eficazes para reversão das respectivas problemáticas.

Por:
Sonaly Beatriz Frazão Silval
Educaçãol
31/01/2010
lAcessos: 931






Carência Objetiva E Metodológica Em Trabalhos Acadêmicos




O presente artigo nasce do desejo de auxiliar estudantes na realização de seus trabalhos acadêmicos, em função de muitos concluírem a graduação e avançarem nos respectivos níveis, sem dominar a constituição e organização dos elementos mais básicos demandados numa produção e precipuamente com a tradicional dificuldade para descobrir os caminhos da investigação e as normas técnico-científicas.

Por:
Sonaly Beatriz Frazão Silval

Educação>
Ensino Superiorl
22/01/2010
lAcessos: 541






Síndrome De Burnout: Consequência Depressiva Desencadeada Pelo Estresse No Trabalho




O presente artigo prima pela escavação e acepção da Síndrome de Burnout, bem como os pontos comuns e dissensão em relação ao Estresse.

Por:
Sonaly Beatriz Frazão Silval
Saúdel
18/01/2010
lAcessos: 1,240






O Psicólogo E O Pedagogo Nas Organizações ? Papéis E Atuações No Rh




O intuito do artigo é versar sobre o exercício do Psicólogo e também do Pedagogo nas organizações contemporâneas, porém, sem adentrar no valor, mérito ou ?demérito? acerca disto.
O alvo é destacar a atuação deles, diante dos determinantes histórico-sociais que modelaram seus atos e sugerir a reflexão sobre a importância da constituição de uma performance profissional, que reflita de maneira mais harmônica, o leque de possibilidades oriundas da Psicologia e da Pedagogia.

Por:
Sonaly Beatriz Frazão Silval

Carreira>
Recursos Humanosl
27/12/2009
lAcessos: 1,104
lComentário: 2






O Brasil Que O Brasil Não Reflete




Buscar o desenvolvimento, supõe lidar cumulativamente com velhos problemas e novos desafios. Problemas estruturais estão a cobrar soluções prévias em paralelo ao encaminhamento positivo das novas urgências. DESENVOLVIMENTO requer uma decisiva ampliação do nosso conhecimento e capacidade reflexiva.

Por:
Sonaly Beatriz Frazão Silval
Educaçãol
01/12/2009
lAcessos: 240
lComentário: 2






Psicopatologia E Psicodinâmica: Considerações Acerca Do Sofrimento No Trabalho




O trabalho que exige tempo, força, qualificação e que é vendido para obter condições de morar, vestir, comer e até se medicar, é o mesmo que fornece possibilidades de consumo, felicidade, expressão de criatividade, e também de adoecimento e morte.
A sobrevivência está subordinada a salários aviltados, condições muitas vezes humilhantes e a organizações que se comportam desconsiderando o trbalho, em sua pior circunstância: quando se dá em meio ao sofrimento.

Por:
Sonaly Beatriz Frazão Silval
Saúdel
12/11/2009
lAcessos: 947
lComentário: 2






Reflexo Da Tensão Do Motorista De Transporte Coletivo No Trânsito




O nexo entre adoecimento e situação de trabalho não é simples, uma vez que tal processo é único para cada indivíduo, e envolve sua história de vida e de trabalho. A contribuição dada por diferentes abordagens, principalmente a epidemiológica e psicodinâmica do trabalho, é fundamental para caracterizar e entender as condições de trabalho, especificamente do motorista de ônibus, além investigar amiúde, suas vivências de prazer e sofrimento nesse contexto.

Por:
Sonaly Beatriz Frazão Silval

Psicologia&Auto-Ajuda>
Redução de Stressl
02/11/2009
lAcessos: 543






Adicionar novo comentário





Seu nome: *

Seu Email:





Comentário: *






 

O código de verificação:*



* Campos obrigatoriós




Comments on this article












2


1. Camilla 12/02/2010







Professora, como sempre uma excelente narrativa!













2


2. Catarina 13/06/2010







EXCELENTE!!!!








Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro





Publicar seus artigos aqui
é de graça e é fácil
Cadastro



Menu do autor

área do Autor
Publicar Artigos
Ver/Editar Artigos
Editar Conta
Perfil do autor
Estatísticas
RSS Builder Pessoal

área do Autor
Editar Conta
Atualizar Perfil
View/Edit Q&A
Publicar Artigos
Perfil do Autor





Sonaly Beatriz Frazão Silva tem 7 artigos online


Enviar mensagem ao autor


Canal RSS


Imprimir artigo


Enviar a um amigo


Re-publicar este artigo


Categorias de Artigos
Todas as Categorias


Arte& Entretenimento
Automóveis
Beleza
Carreira
Casa & Família
Casa & Jardim
Ciências
Culinária
Direito
Educação
Esportes
Finanças
Internet
Literatura
Marketing
Negócios & Admin.
Notícias & Sociedade
Press Release
Psicologia&Auto-Ajuda
Publicidade
Relacionamentos
Religião & Esoterismo
Saúde
Tecnologia
Turismo e Viagem


Educação




Ciência
Educação Infantil
Educação Online
Ensino Superior
Línguas





]]>





Necessita de ajuda?
Fale Conosco
FAQ
Publicar Artigos
Guia Editorial
Blog


Links do Site
Artigos Recentes
Autores Populares
Artigos Populares
Encontrar Artigos
Sitemap


Webmasters
RSS Builder
RSS
Link a nós


Informação Empresarial
Anunciar






O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2010 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário