quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cuidados ao comprar um carro usado!!

Cuidados ao comprar um carro usado!!

Cuidados ao comprar um carro usado!!
Segue alguns beves conselhos que poderão ser lembrados na hora de comprar um carro usado.
 O desejo de todas as pessoas ao sair para compar um veículo é de comprar um carro zerinho. Ah! Aquele cheirinho de novo! Dá até para sentir.
 Mas infelizmente para muitos a única opção são os veículos usados. Isso se dá por conta de alguns multiplos fatores que incapacitam as pessoas de ter seu 0 km.
É lógico que obsevamos que a sistuação vem mudandado ano após ano , devido a estabilidade econômica e as grandes facilidades para o financiamento de novos bens de consumo. Mas vejamos algumas dicas úteis a fim de que o carro usado que você compre seja uma grande dor de cabeça.
1- Cuidados com alguns modelos com manutenção cara.
Alguns modelos de carros usados têm um custo de manutenção tão elevados que as vezes , dependendo da situação financeira do comprador , quando ocorre um problema mecânico, o carro tem de ficar parado um tempão, esperando a pessoa ajuntar recursos para arrumar o possante.
Sem falar do custo de manutenção, apesar de que tem consumidores que só o que fazem é coloca gasolina e no máximo, além disso, a troca do óleo. Talvez o carro esteja num estado impecável, a oferta é tentadora, mas , antes verifique por exemplo o preço de um conjunto de embreagem , dos rolamentos da roda , amortecedores , enfim , isso é importante para depois não chorar as pitangas.
 2- Carros de locadora.
Todos nós sabemos que as locadoras compram os veículos com condições totalmente diferenciadas das dos consumidores comuns , até porque compram grandes quantidades. Suas frotas são renovadas todos os anos. Esses carros estão com boa aparência ou passaram por uma grade maquiagem, mas observe sua quilometragem.
São carros que o pessoal usa para viagens longas, empresas usam como veículos de trabalho , durante um curto período alguns destes carros rodaram tanto que o marcador de quilometragem começou a contar do zero novamente. Sem contar que esse pessoal tem uns esquemas para baixar a quilometragem. O carro rodou 400mil km e eles reduzem para 90mil km. O carro teve um desgaste muito maior das suas partes e provavelmente isso vai de gera muitas despesas . O bonito e barato sairá caro no final das contas.
3- Carros de sinistrados.
Você deve saber que as seguradoras vendem estes carros em leilões. Normalmente eles são comprados, arrumados e vendidos, o lucro de quem faz este serviço e muito significativo, mas você deveria ser informado de que está comprando este tipo de veículo, mas ninguém fala, pois senão o comprador normalmente pula fora. O carro pode ter problemas estruturais que não foram corrigidos na reforma que foi feita, sabe lá por quem. Você pode colocar em risco muitas vidas e até ter prejuízos significativos.
4- Documentação.
É sempre importante verificar meticulosamente este ponto, mas verifique mesmo, às vezes na pressa de fechar um bom negócio, você pode é arrumar uma grande dor de cabeça. E o pior que depois dá um trabalho danado para concertar, e lá se via muito tempo e dinheiro extra. Esteja atento ao custo do IPVA. Verifique a documentação em conjunto com as marcações dos chassis que estão em vários pontos do veículo, inclusive as do motor, cautela e caldo de galinha não matam ninguém, seja esperto.
5- Vistoria ou laudo.
Muitos desses problemas são detectados por especialistas. Faça o teste , antes de fechar o negócio leve o veículo para passar em uma vistoria prévia junto a uma seguradora , eles descobrem tudo mesmo . Outro ponto é solicitar do vendedor um laudo junto a empresas credenciadas por órgãos que atestam as reais condições do veículo , um bom vendedor e que não tem nada a esconder não verá nenhum problema em atender esta solicitação.
6- Negocie bem o preço.
Carro usado é sempre carro usado, procure valorizar seu dinheiro negocie descontos. Mesmo que tudo esteja em ordem o carro já é rodado e você vai ter algumas coisas para fazer. O desconto que consegui poderá ser usado para esta finalidade. Esse desconto também poderá ser usado na instalação de um rastreador ou bloqueador ou na contratação de uma apólice de seguro.
7- Garantias.
Peça garantias. Algumas lojas só dão garantia de motor e câmbio por um período. Mas observe o seguinte : Se o carro rodou muito antes de chegar em sua mão, provavelmente alguma manutenção deverá ocorrer logo , ou até mesmo algo poderá estar com grande desgaste e quebrar , e se você usar o carro muito pouco?
Quando o problema pipocar sua garantia de tempo já se expiou , peça sempre garantia dupla : tempo e quilometragem. Sua segurança se tona mais confortável. 8- Procure conhecer o vendedor. Se for comprar em uma loja procure saber informações deste vendedor. Normalmente um bom lojista quer você satisfeito para faze uma boa propaganda de seus produtos e serviços e que você volte a comprar outro carro ou trocar com ele. Evite na medida do possível achar um veículo para compra muito longe de sua residência, isso facilitara sua negociação e eventuais dificuldades poderão ser resolvidas mais rápidas e com menos desgaste de tempo e recursos.
Então com essas breves dicas, mãos a obra, ou melhor, a procura de um veiculo para compra.
Sucesso a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário